quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Artistas nacionais abrem o 5º Balaio Cultural de Boqueirão


A mostra de teatro será aberta por Luís Carlos Vasconcelos e a de música por Geraldo Azevedo

Música e teatro abrirão a 5ª edição do Balaio Cultural de Boqueirão, a partir da próxima quarta-feira, 16, até o domingo 20. Na mostra de teatro, o ator paraibano Luís Carlos Vasconcelos abrirá os trabalhos desta vertente artística. Já a mostra de música será aberta pelo músico pernambucano Geraldo Azevedo. Ao todo, são mais de 60 atrativos, com seis estados envolvidos, para o público visitar a cidade durante os cinco dias.

O paraibano de Umbuzeiro, Luiz Carlos Vasconcelos, é formado em Letras e estudou teatro na Dinamarca. Ele é ator que faz o Palhaço Xuxu há mais de 27 anos, personagem que é fruto de sua paixão pelo circo e pelas técnicas populares de representação. Além disso, é um dos fundadores da Escola Piollin de João Pessoa. Vasconcelos realizou estudos no Laboratório Internacional de Atores do Odin teatro, da Dinamarca (1988-89).

Como diretor de teatro tornou-se conhecido no começo da década de 1990, quando sua adaptação e montagem de “Vau da Sarapalha”, de um conto de Guimarães Rosa, com o Grupo Piollin, percorreu o Brasil e vários países da Europa e América Latina. O resultado foi uma montagem original, densa e enigmática que recebeu prêmios o da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT) de 1994.

Em 1999, fez um dos papéis principais em “O Primeiro Dia”, de Daniela Thomas e Walter Salles, pelo qual volta a ganhar o APCA de Melhor Ator de Cinema. Outro papel de destaque no cinema veio em “Eu, Tu, Eles”, de Andrucha Waddington, selecionado para a mostra “Um certo olhar” do Festival de Cannes (2000) e pelo qual recebe, pela terceira vez, o prêmio de melhor ator de cinema da APCA.

Já o pernambucano Geraldo Azevedo, veio de emepebê engajada, com o aspecto de música intelectualizada para o Brasil, que surgiu como uma referência do ótimo som nordestino. A partir do primeiro LP (BICHO DE SETE CABEÇAS – CBS – 1979), Geraldo Azevedo ganhou o Brasil pelo rádio. É como um compositor mais amadurecido que ele fica conhecido por “TÁXI LUNAR”. Até hoje, com mais de 30 anos de estrada, insere músicas dessa época nos shows.

O trabalho mais recente tem a pegada desses sucessos que ainda são cantados até hoje. Atualmente, ele está lançando o CD e DVD Salve São Francisco, um projeto que conta com as participações especiais de alguns dos mais talentosos artistas, como Dominguinhos, Alceu Valença, Maria Bethânia, Djavan, entre outros. Todas as faixas celebram a beleza e importância do rio São Francisco. Através das músicas, a conscientização ecológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário