quarta-feira, 20 de julho de 2011

Boqueirão aprova três Projetos Culturais

CINE MAIS


A Secretaria de Educação e Cultura, através da Subsecretaria de Cultura (hoje, Secretaria de Cultura), em parceria com o Ministério da Cultura, lançou em 2010 o Edital CINE MAIS CULTURA, contemplando 40 municípios do interior do Estado que ainda não possuem este importante equipamento cultural.
O município de Boqueirão teve dois projetos habilitados e aguarda o parecer final da SECULT PB para receber esse Kit, as instituições que tiveram seus projetos habilitados foram a ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores) e o CEFAR (Centro de Formação Artística de Boqueirão).
O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura. O Cine Mais Cultura apóia a implantação e programação de salas de exibição audiovisual alternativas em municípios de todo país. O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento cultural em diversas regiões do Brasil, a partir da constituição de uma ampla rede de exibição e difusão audiovisual. Como conseqüência espera-se que os Cines promovam: a democratização do acesso a obras audiovisuais, com ênfase na produção brasileira; a formação de público com visão crítica; e a formação de redes sociais e culturais que viabilizem o intercâmbio e a divulgação de informações. Os CINES destinam-se, prioritariamente, a comunidades que não têm acesso ao cinema e a produções audiovisuais, situadas em pequenos municípios e periferias de grandes centros urbanos. A própria comunidade poderá escolher a programação do CINE conforme seus interesses e necessidades de informação e entretenimento.

PONTOS DE LEITURA



Ainda em 2010 o Governo Estadual lançou edital para seleção de 20 Pontos de Leitura, com o repasse de R$ 20.000,00 para cada ente selecionado. A ABES também teve seu projeto habilitado aguardando, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2011, parecer final da SECULT PB.
O objetivo desses PONTOS DE LEITURA é realizar atividades para estímulo da atividade de leitura. O recurso é destinado para pequenas reformas, aquisição de mobiliário e equipamentos, além do acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário