sábado, 30 de julho de 2011

BATIZADO DE CAPOEIRA


Acontece nos dias 30 e 31 de Julho em Boqueirão, o Segundo Batizado de Capoeira, organizado pelo Mestre de Capoeira Manoel Messias, com a participação de Mestre Nô da Bahia e Contra-mestre Hailton, que é natural de Boqueirão, mas que atualmente reside na Áustria, onde representa a Capoeira Angola Brasil.

O Mestre de Capoeira Manoel Messias é instrutor de capoeira do CEFAR (Centro de Formação Artística de Boqueirão) que tem cerca de 25 alunos matriculados. Para o Batizado todos receberam fardamentos novos da Prefeitura e da Secretaria de Cultura.



SAIBA MAIS SOBRE O BATIZADO

É um evento e/ou festa onde a criança ou o adulto entra pela primeira vez, oficialmente numa roda de capoeira, sem exigir a performance, mas sim para sentir toda a magia do mundo da capoeiragem. Na ocasião, a criança ou o adulto capoeirista receberá um apelido dentro de suas características físicas e pessoais mais marcantes que venham a acompanhá-lo para o resto de sua vida no meio capoeirístico.
Sendo assim, o Batizado de Capoeira é a forma mais pura e eficiente de demonstrar todos os valores que traz a capoeira dentro de sua conjuntura sócio-cultural, com as peculiaridades não só de toda história, mas de princípios que vem se moldando dentro da viagem do tempo.
Portanto, a capoeira tem o Batizado como a forma máxima de expressão, mostrando através dos rituais, tradições que venham fazer as pessoas conhecerem melhor a sua própria cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário